Carregando...
JusBrasil - Notícias
27 de novembro de 2014

Seduc aplica provas do Spaece para alunos das escolas públicas

Publicado por Governo do Estado do Ceará (extraído pelo JusBrasil) - 6 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) começa nesta segunda-feira, dia 24, a aplicação de provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará(Spaece). Nesse primeiro momento, entre os dias 24 e 28 de novembro, serão avaliados cerca de 400 mil alunos do 2º ano e do 5º e 9º anos do ensino fundamental. Com a iniciativa, a Seduc quer conhecer o nível de alfabetização e as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. No período de 8 a 12 dezembro próximo ocorrerá a avaliação de mais de 300 mil alunos das três séries do Ensino Médio.

O Spaece também incluirá questionários voltados ao aluno para obter dados sobre o perfil sócio-econômico e sua trajetória escolar; assim como ao professor e ao diretor, com a finalidade de traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais.

A novidade esse ano é que a abrangência do Sistema foi ampliada. A Seduc expandiu a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária, pois antes focava apenas a última deste nível de ensino (3º ano). Assim, passa a ter três focos: Avaliação da Alfabetização – SpaeceAlfa (2º ano), implementada em 2007; Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1º, 2º e 3º séries).

O Spaece será realizado de forma censitária em aproximadamente 628 escolas estaduais e 6.656 escolas municipais, dos 184 municípios do Ceará. As informações coletadas permitem diagnosticar a qualidade da educação pública em todo estado. Os indicadores têm servido de base para a implementação de políticas públicas e de novas práticas pedagógicas nas escolas e nos municípios que se utilizam dessas informações.

A avaliação do sistema educacional no Ceará é uma estratégia fundamental para identificar os processos de aprendizagem na educação básica. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br/

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Escolha uma cidade da lista
Disponível em: http://governo-ce.jusbrasil.com.br/noticias/240979/seduc-aplica-provas-do-spaece-para-alunos-das-escolas-publicas